31 julho 2021

No marasmo, à espera de nada

  

Estou farta de estar aqui

a fazer nada, nada!

Assim, nada se esvai de mim

para tudo o que nada é.

 

Aqui fico sentada no tédio,

à minha frente jaz um monte

de jornais aborrecidos

_dizem nada, nada!_

e um cinzeiro cheio que despejei há pouco

no cinzeiro-mor deste mar de soletradores

de frases vazias, infinitamente

reproduzidas nas ondas de tudo.

 

E aqui fico sentada

defronte da parede defronte,

olhando folhas dependuradas

e pensando nas árvores abatidas

só para encher vitrinas de papéis,

para que nada seja lido.

 

Já não sustento este absurdo contínuo,

mas aqui me encolho neste marasmo

que arroga ser espaço e tempo de tudo.

 

Daqui saiu agora uma rapariga

sobrecarregada de meditações

e atrás dela um mestre

muito calado, ultimamente…

_melhor assim, dantes só enchia

balões de vaidade.

 

E nada me ocorre,

enquanto rabisco estas frases toscas.

 

Observo uma planta de folhas secas

num vaso de plástico, coitada,

ao lado dum rapaz a pensar em nada.

E quedo-me perplexa nesta corrente

de ar, por onde passam pernas

à procura dos próximos degraus,

das coisas que nascerão do nada.

 

Passa o tempo e eu fumando

este aborrecimento, mas já sinto

o êxtase do nada a expandir-se no Universo.

Ai, se eu fosse nada, abriria as minhas portas

para me expulsar de mim!

 

Não quero nada, contudo espanto-me

com quem diz nada querer,

quando afinal só o nada quer.

 

Insurjo-me, amiúde por nada...

mas agora só desejo: _que nada saia daqui!

E ainda me resta uma hora de esperança,

sem que nada aconteça em mim.

Nada obriga ninguém, nada atrai

e o nada fica sepultado em tudo.

 

Ainda ouço os zumbidos habituais

dos monólogos a dois,

continuo à espera que nada apareça

e fico aqui _porque eu sou nada, nada!

De contrário, partiria

para longe do longe e mais além,

onde se reúnem tudo e nada.

 

Ainda faltam dezassete minutos

e espero, espero, espero!...

o fim desta submissão.

Depois, irei sorver o delírio

que tudo liberta, com prazer

beberei todas as coisas belas

que desvanecem a rigidez

destas horas inúteis.

 

Já salivo, estou ansiosa

por romper este nada com tudo

que me espera dentro dos livros.

Mas, enquanto não chego ao rubro,

suporto mais uma torrente de cinza.

 

Irra, ainda faltam dez minutos!

 

Já vejo rubores no rostos

e tremores nas pernas apressadas.

Vejo uma mulher coberta

por um casaco a três quartos

tingido de rosa púrpura,

que com toda a pressa corre

a incendiar os caminhos de tudo.

 

Este papel pardo está cheio,

só já posso rabiscar duas linhas

nesta espera desesperada.

 

Sinto o sangue vermelho aflito,

sinto em mim uma mistura de nada

que me eleva e afunda no tempo.

 

 

14 Fev. 97

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue